Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nova safra de soja deve seguir com boa remuneração, avalia Cepea

Além disso, se números estimados pela USDA se confirmarem, Brasil deve se tornar o maior produtor mundial da oleaginosaA temporada 2012/2013 de soja no Brasil deverá ser novamente favorável aos produtores, com boa produtividade e remuneração acima da média. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os estoques mundiais continuam baixos, a demanda segue firme e há expectativa quanto ao tamanho da safra na América do Sul.

Após a redução de 4% produção dos Estados Unidos e de 13% na Argentina, há necessidade de uma safra recorde no Brasil e no Paraguai para atendimento da demanda mundial. Por enquanto, o clima está favorecendo a temporada brasileira, apesar de alguns pontos isolados de chuva abaixo da média, como no noroeste do Paraná, parte de Mato Grosso do Sul e no Nordeste do país.

Os números do USDA apontam produção de 81 milhões de toneladas no Brasil (a Conab sinaliza 82,6 milhões de toneladas), 55 milhões para a Argentina e 7,8 milhões de toneladas para o Paraguai. Se esses números se confirmarem, o Brasil deve se tornar o maior produtor mundial de soja, à frente dos Estados Unidos, devido à menor produtividade agrícola norte-americana na temporada colhida em 2012 (safra 2012/2013). A seca prolongada, que foi a maior em décadas, prejudicou o desenvolvimento das lavouras daquele país.

Sair da versão mobile