Nova tabela de preços do tabaco deve ser definida em dezembro

Produtores rurais se reunirão com representantes da indústria para definir valoresProdutores rurais e representantes da indústria se reunirão em dezembro para negociar o preço do tabaco. A aposta dos agricultores para recuperar os prejuízos do último ano é uma safra menor, mas com qualidade. Segundo o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, o que definirá o quanto o produtor deve ganhar serão a oferta e a demanda. Ele recomenda que a área de plantio seja reduzida em 10%. O encontro para definição da nova tabela será realizado no próximo d

De acordo com as entidades que representam os fumicultores, a desvalorização do tabaco na safra passada chegou a 22,8%. O quilo do produto, que era vendido, em média, a R$ 6,49, não passou de R$ 5,01 na última comercialização.

O fumicultor Norberto Ebert já iniciou a colheita do tabaco. Ele afirma esperar uma melhor remuneração do que na última safra, quando teve dificuldade para pagar os custos de produção.

A previsão é de que sejam colhidas mais de 670 mil toneladas de fumo no Sul do Brasil nesta safra. Até agora, já foram colhidos 15% da produção.