Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Novas embalagens reduzem perdas de caqui e morango

Projeto eleva aproveitamento das frutas em até 50%Produtores de caqui e morango de Nova Friburgo/RJ estão experimentando novas embalagens de papelão e plástico para proteger as frutas até a chegada às prateleiras dos supermercados. O projeto é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com as prefeituras de Nova Friburgo e Sumidouro/RJ, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e Empresa de Assistência Técnica

? As embalagens de papelão e plástico evitam a compressão, cortes e desgaste dos frutos. Esses tipos de danos, comuns em embalagens de madeira, respondem por até 50% das perdas na pós-colheita ? explica o pesquisador da unidade Agroindústria de Alimentos da Embrapa, Marcos Fonseca.

Na região serrana do Rio de Janeiro, a empresa lidera o projeto de Transição Agroecológica, que contempla alternativas viáveis para a agricultura em ambientes de montanha. Pesquisadores, técnicos e produtores buscam saídas agronômicas, econômicas e agroindustriais para a produção sustentável e a comercialização de alimentos de qualidade.

? Vender produtos com maior valor de mercado significa trabalhar menos, ganhar mais e pressionar menos o meio ambiente ? complementa o pesquisador.

No Brasil, o ambiente de montanhas representa 16,91% do território nacional. Em países como a Índia e a China, emprega-se muito do conceito de sustentabilidade em áreas montanhosas.

? Em nosso país, principalmente após a Convenção da Biodiversidade Biológica de 2002, há demandas  cada vez maiores de estudos ? lembra Fonseca.

Segundo ele, essas áreas, além de grande número de pequenos produtores, possuem declividades acentuadas que, se não forem tratadas com técnicas de cultivo e manejo modernas, entram em rápido processo de erosão.

Sair da versão mobile