Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Novidades para cultivo da soja na 19ª Showtec em Maracaju (MS)

Evento entre os dias 21 e 23 de janeiro levará novas sementes, tecnologias e técnicas para o produtor de soja

Fernanda Farias | Maracaju (MS)

Novas variedades de sementes e técnicas de plantio direto estão entre as tecnologias para o campo que serão destaque na 19ª Showtec. A feira começa nesta quarta, dia 21, e termina sexta, dia 23, na cidade de Maracaju, em Mato Grosso do Sul.

• Faça sua inscrição para a Abertura Oficial da Colheita de Soja da Safra 2014/2015

O evento conta com os preparativos finais para o evento que espera receber mais de dez mil pessoas. Nesta semana, novidades e experimentos estarão à disposição do produtor.

– Nós temos mais de 130 empresas confirmadas e cerca de 600 novas tecnologias sendo mostradas ao nosso público. Temos materiais de solha, de milho, os materiais mais recentes são mostrados aqui – comenta o diretor da Fundação MS Renato Roscoe.

A Fundação MS vai orientar a melhor forma de plantio do consorcio milho e capim, para formar a palhadas que receberá a soja. Lavouras com essa cobertura, que ajuda a reter a umidade do solo, podem render em safras com estiagem até 15 sacas por hectare a mais. O pesquisador André Lourenção explica que o melhor momento para reter o crescimento do capim é impedir a competição com o milho.

– Com o milho em V3, três folhas estendidas, você faz a observação. Se esse capim tiver formado com dois ou três perfilos, é hora de fazer supressão com herbicida. Quando você colher o milho, vai precisar fazer a dessecação do capim para entrar com a soja, entre 15 e 20 dias antes do plantio da soja – orienta.

Também terá opção para o pecuarista, que vai encontrar opções de como reformar pastagens com o consórcio capim, milho ou sorgo. Os grãos também servirão para alimentar os animais.

– Vai render mais carne ao longo do ano do que somente o capim. No final das contas, a rentabilidade das culturas agrícolas vai pagar todo o valor investido na reforma da pastagem – ressalta o pesquisador da Fundação MS Alex Melotto.

Clique aqui e veja o vídeo da reportagem.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile