Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Novo feijão rende mais e é colhido mais rápido

Características do grão favorecem produtor e tornam a semente atrativa para o consumidorO Instituto Agronômico de Campinas (IAC) lançou o feijão formoso, produto que promete vantagens ao produtor e também ao consumidor. No campo ele produz em média 2.850 quilos por hectare e fica pronto para a colheita em até 75 dias, diferentemente de outras variedades que chegam ao máximo de 2.600 quilos e levam 90 dias para ficar no ponto de colher.

Essas características atraíram os produtores rurais, fazendo com que em janeiro fosse distribuídas três toneladas de sementes. O produtor rural, Fernando Lazzarini, plantou o feijão formoso em cinco hectares de terra.

? Meu teste, é um teste de produtor rural que está interessado em produtividade, resistência a pragas e moléstias. Eu vejo os lançamentos e faço parcelas na propriedade para garantir o plantio do ano seguinte ? explica.

Foram investidos mais de um milhão de reais e seis anos de estudo, para desenvolver o grão, além da maior eficiência na lavoura, ele tem 23% de proteína, 2% a mais se comparado a outras variedades e fica cozido em 20 minutos, metade do tempo habitual.

? O potencial produtivo dela vai atender o agricultor porque é um cultivar que ele consegue produzir num ciclo mais rápido, reduzir o custo de produção e para o consumidor com menos tempo de cozimento e mais proteína vai ter boa aceitação ? explica o pesquisador do centro de Grãos e Fibras do IAC, Alisson Fernando Chiorato.

Os produtores rurais interessados nas sementes do feijão formoso devem entrar em contato com o IAC.

Sair da versão mobile