? Eu acho fundamental que um evento desse porte tenha um plano diretor de longo prazo e que isso vá sendo executado dentro de um planejamento. Trinta anos vão permitir que a feira seja planejada de forma definitiva para crescer de forma coordenada e sustentável ? disse Biagi.
O empresário ressaltou que os detalhes do novo plano ainda devem ser discutidos. Mas já adiantou que o principal foco dos investimentos deve ser a melhoria da infraestrutura.
? Até agora, as empresas vinham aqui, montavam esse monte de acampamentos, esse monte de barracas, depois levavam tudo embora. Agora não, a ideia é algumas empresas fazerem construções definitivas, de alvenaria, um centro de convenções. Não existe mais o risco de se fazer isso no lugar errado ? explicou o novo presidente da Agrishow.
Está nos planos também a realização de iniciativas de educação ambiental.
? É muito importante que o visitante da Agrishow leve uma mensagem de respeito ao meio ambiente, de algumas praticas que são nada além de educação ambiental, mas que, muitas vezes, não são feitas ? ponderou Maurílio Biagi.
O novo presidente da Agrishow anunciou os planos durante a entrevista coletiva de encerramento da edição de 2011. Segundo os organizadores, a feira contabilizou pelo menos R$ 1 bi em negócios. A expectativa é de que esse volume chegue a R$ 1,5 quando os números forem finalizados. O balanço consolidado deve ser divulgado na próxima semana.
Ainda de acordo com os organizadores, foi registrada a presença de 146 mil visitantes do Brasil e do Exterior, superando a edição do ano passado, que recebeu 142 mil visitantes. Segundo Cesário Ramalho, os números finais devem ser divulgados na semana que vem.
? Foi um sucesso absoluto. A agricultura precisa ter mais importância, a sociedade brasileira precisa conhecer a competência que o agronegócio tem, e a Agrishow se prestou a isso ? afirmou Cesário Ramalho.