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INFRAESTRUTURA

Novo terminal em Santos exportará 3 milhões de toneladas de celulose

Com uma área de 53 mil metros quadrados, a nova plataforma tem capacidade de armazenagem de 150 mil toneladas de celulose

A Eldorado Brasil, empresa controlada pelo grupo J&F, inaugurou nesta segunda-feira (31) o maior terminal de celulose do Porto de Santos.

Com uma área de 53 mil metros quadrados, a nova plataforma tem capacidade de armazenagem de 150 mil toneladas de celulose. Além de comportar até 72 vagões e possibilitar o embarque simultâneo de até dois navios.

O empreendimento foi projetado para ser um dos terminais portuários mais modernos do mundo e representa um investimento de R$ 500 milhões.

Com capacidade nominal para escoamento de 3 milhões de toneladas de celulose por ano, o novo terminal possui três vezes mais capacidade do que a companhia operava em seu antigo terminal em Santos.

Sua construção teve início em janeiro de 2022 e contou com a participação de mais de 500 pessoas.

Além do novo terminal, a Eldorado também tem planos de investir no futuro em uma malha ferroviária de 90 km, conectando a fábrica no Mato Grosso do Sul ao Porto de Santos.

A Eldorado Brasil atua no setor há mais de 10 anos e já produziu mais de 16 milhões de toneladas de celulose desde o início de suas operações. A matéria-prima é extraída dos 293 mil hectares de eucalipto plantados em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

O prefeito de Santos, Rogério Santos, destacou que o porto está batendo recordes e a movimentação econômica está aumentando.

“O porto tá batendo recordes, né? A gente já tá com mais de 160 mil toneladas ano e a cada semestre a gente vem vendo uma melhora significativa. Com parceiros como a Eldorado investindo em tecnologia, a gente ampliando a malha ferroviária, ligando o interior do Brasil ao Porto de Santos. A gente vê essa movimentação aumentando”, diz.

O governo de São Paulo acredita que a plataforma vai movimentar ainda mais a economia do estado.

A gente está muito focado em atrair investimento de São Paulo. Uma operação dessa, com um investimento de R$ 500 milhões, não só olhando a operação em si, mas a capacidade de captação, a capacidade de geração de emprego, a capacidade de movimentação da Baixada Santista, é um projeto maravilhoso”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ressaltou o atual volume de produção de celulose do estado e a importância do novo terminal em Santos.

“Mato Grosso do Sul hoje já produz 5,8 milhões de toneladas de celulose, mas com uma perspectiva nos próximos cinco anos de produzir 11 milhões. E isso é absolutamente transformador para realidade socioeconômica não só do estado, mas o Brasil. Veja que esse terminal aqui em Santos é consequência desse processo para que se ganhe eficiência, logística, de infraestrutura e os mercados globais.”, afirma.

Atualmente, toda a produção de celulose da região sul mato-grossense é transportada exclusivamente pelo modal rodoviário. No entanto, um projeto em andamento visa melhorar significativamente a capacidade logística entre os polos de produção.

“Com a implementação do novo terminal, teremos a capacidade de acomodar até 72 vagões, o que nos permitirá integrar mais eficientemente o transporte ferroviário. De fato, estamos estudando um projeto para conectar nossa fábrica à linha em Aparecida do Taboado, possibilitando uma integração ainda mais eficiente com a ferrovia”, conta Flávio da Rocha Costa, diretor de logística da Eldorado Brasil.

“Quanto nós fizermos essa ligação ferroviária de 90 quilômetros, teremos a máxima eficiência possível”, complementa Joesley Batista, acionista do Grupo J&F.

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