Estão programadas visitas a propriedades produtoras de frutas e grãos e fazendas e unidades de processamento de carnes bovina, suína e de frango. Os diplomatas conhecerão também o Porto de Santos, onde está localizada importante unidade de vigilância agropecuária de trânsito internacional de alimentos ou insumos comercializados pelo País.
A tecnologia aplicada à produção de cana-de-açúcar e a genética bovina também consta da programação, assim como um encontro com representantes dos principais setores exportadores do agronegócio.
O programa de imersão contribuirá para que os diplomatas se familiarizem com o agronegócio e conheçam os controles oficiais que garantem a qualidade do produto agrícola. Dessa forma, quando assumirem suas missões, poderão facilitar a solução de eventuais problemas burocráticos no comércio exterior. Esta é a terceira edição da imersão, que já foi realizada com diplomatas lotados em missões brasileiras em outros países e contratados locais de postos estratégicos para o agronegócio nacional.