>> Canal Rural exibe especial sobre aviação agrícola
Para Vasconcelos, o mercado está em alta por que está associado à agricultura.
– A agricultura no Brasil não só cresceu, como buscou eficiência. Quando se busca eficiência, um método muito inteligente de mecanização no campo é a aviação agrícola, que acompanha toda a proteção da lavoura e a parte de adubação via nutrição do solo – explica.
A aviação agrícola gera cerca de 8 mil empregos diretos, dentre eles, os pilotos agrícolas – profissão que está em alta. De acordo com Vasconcelos, há uma falta desse tipo de profissional, já que a aviação como um todo cresceu bastante nos últimos anos.
Sobre a distribuição das aeronaves, o Mato Grosso continua a ser o Estado com a maior frota, com 446 aviões, seguido pelo Rio Grande do Sul (411), São Paulo (268), Goiás (234), Paraná (138) e Mato Grosso do Sul (95).
No quesito empresas de aviação agrícola, foram registradas um total foi de 227 operadoras em todo território nacional. Nesse caso, o topo do ranking é o Rio Grande do Sul, com 81 empresas (36% do total). Em segundo, vem São Paulo, com 34 empresas, seguido de Mato Grosso e Paraná, cada um com 25 empresas. As 62 empresas restantes são de outros 14 Estados.