Número de cidades maranhenses em situação de emergência sobe para 87

Chuva frequente no Estado afetou mais de 236 mil pessoasO número de municípios maranhenses em situação de emergência subiu para 87. Até esta quarta, dia 13, o total chegava a 79. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Luís, 36.325 pessoas estão desabrigadas e 55,26 mil desalojadas. A chuva frequente no Maranhão afetou mais de 236 mil pessoas. Na BR-222, seis trechos funcionam em meia pista, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No Piauí, 37 municípios estão em situação de emergência. As cidades mais afetadas são Esperantina, Barras, Campo Maior e Teresina. Segundo a Defesa Civil estadual, 14,825 mil famílias foram afetadas ? 10,405 mil estão desalojadas e 4,459 mil desabrigadas. De acordo com informação da PRF no Piauí, as estradas federais que cortam o Estado estão trafegáveis, apesar do excesso de buracos.

No Ceará, a BR-020 apresenta péssimas condições de tráfego. Segundo a PRF, há muitos buracos em um trecho de 50 quilômetros, entre Cruzeta e Boa Viagem. A chuva já deixou quase 35 mil desalojados e mais de 24 mil desabrigados no Estado. Segundo a Defesa Civil do Ceará, 40 municípios decretaram situação de emergência. Não há interdição de nenhuma rodovia federal do Estado.

Em Sergipe, as chuvas já deixaram 246 pessoas desalojadas e 572 desabrigadas. O total de moradores afetados chega a 14,92 mil. Duas mortes ocorreram no Estado. O município de Estância foi o único que decretou situação de emergência, com 10 mil pessoas atingidas.

Em Alagoas, cinco municípios foram afetados pelas enchentes: além da capital Maceió, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Paripueira e Barra do São Miguel, onde foi decretada situação de emergência. Na capital, ocorreram duas mortes após o soterramento de uma casa.