Produtores do Sul do país seguem em alerta quanto à nuvem de gafanhotos, que está em Corrientes, na Argentina, a aproximadamente 130 km de Barra do Quaraí. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), a quantidade de insetos diminuiu bastante após uma ação de controle químico no sábado, 27. A boa notícia foi o conteúdo mais visto nos últimos sete dias. De lá para cá, sempre que o clima colabora, as equipes tem realizado novas aplicações de agrotóxicos.
Junho terminou com a formação de um ciclone bomba, na quinta-feira, 30. Os fortes ventos causados pelo fenômeno deixaram um rastro de morte e destruição em Santa Catarina. O desastre também figurou entre as notícias mais lidas da semana.
Além disso, no Top 5 de Agricultura deste sábado, 4, você confere também a previsão do tempo para o mês de julho, o alerta de novo ciclone no Sul do país e o informações sobre o sistema de registro de tratores e máquinas agrícolas em desenvolvimento pelo Ministério da Agricultura.
5) Mapa finaliza sistema para registro de tratores e máquinas agrícolas
Plataforma deve ser lançada em agosto e será gratuita para produtores; em caso de roubo e furto, será possível compartilhar informações com a polícia. Confira!
4) Ciclone bomba atinge Santa Catarina, causa mortes, destruição e interrompe estradas
Os ventos chegaram a 120 km/h em algumas localidades e atingiram todas as regiões de Santa Catarina; veja imagens dos estragos e entenda o que é um ciclone bomba. Veja a reportagem!
3) Previsão do tempo: novo ciclone chega ao Sul e causa chuva, ventania e granizo
Áreas castigadas pelo ciclone bomba no início da semana podem sofrer novamente; Somar Meteorologia diz que ainda não é possível saber se fenômeno se configurará como ‘ciclone bomba’. Saiba mais!
2) Tempo: veja o que a meteorologia prevê para o mês de julho
Embora o mês tenha início com onda de frio e geadas, na média as temperaturas devem ficar mais elevadas do que o esperado para o período. Leia a matéria!
1) Argentina combate nuvem de gafanhotos e diminui quantidade da praga
Órgão argentino informou que os insetos foram encontrados em Curuzú Cuatiá, na província de Corrientes; com diminuição das temperaturas, gafanhotos se deslocaram pouco e não chegaram ao Brasil. Confira!