Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

O produtor deve investir nele mesmo, afirma Glauber Silveira

Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja participou do painel sobre custos do Fórum Soja Brasil

No primeiro painel do Fórum Soja Brasil: desafios da safra 2014/2015, o debate foi sobre políticas públicas e custos de produção da soja. O tema em destaque no debate tratou das políticas para o setor agrícola. Para o Glauber Silveira, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, o produtor precisa construir a própria história e depender menos de políticas governamentais.

– O governo não tem o dinheiro que nós precisamos de investimentos nos próximos cinco anos. Nós, produtores, é que temos que investir. Devemos construir a nossa própria história – ressalta o dirigente.

Participaram do além de Silveira, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Bartolomeu Braz Pereira, o pesquisador da Embrapa Marcelo Hiroshi Hirakuri e o consultor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Outros assuntos que movimentaram o debate foram os gargalos logísticos no Brasil e o preço alto dos insumos. O pesquisador da Embrapa também alertou sobre o risco de um apagão na eficiência dos defensivos agrícolas.

– O grande desafio do Centro-Oeste é a logística. Falta investimento no setor elétrico, o que prejudica nossas áreas irrigadas. Temos gargalos em várias situações. Foi importante discutir isso – comenta Bartolomeu Braz Pereira.

Soja Brasil em Goiás
A realização do roteiro do Soja Brasil em Goiás tem a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeg) e da Associação de Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja -GO). Conta também com o apoio local do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar – GO), do Sindicato Rural de Rio Verde, da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), de Martins & Sobrinhos – Concessionário John Deere , Querência Máquinas – Revenda Stara e Caixa Econômica Federal.

Sair da versão mobile