Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja participou do painel sobre custos do Fórum Soja Brasil
No primeiro painel do Fórum Soja Brasil: desafios da safra 2014/2015, o debate foi sobre políticas públicas e custos de produção da soja. O tema em destaque no debate tratou das políticas para o setor agrícola. Para o Glauber Silveira, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, o produtor precisa construir a própria história e depender menos de políticas governamentais.
– O governo não tem o dinheiro que nós precisamos de investimentos nos próximos cinco anos. Nós, produtores, é que temos que investir. Devemos construir a nossa própria história – ressalta o dirigente.
Participaram do além de Silveira, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Bartolomeu Braz Pereira, o pesquisador da Embrapa Marcelo Hiroshi Hirakuri e o consultor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Outros assuntos que movimentaram o debate foram os gargalos logísticos no Brasil e o preço alto dos insumos. O pesquisador da Embrapa também alertou sobre o risco de um apagão na eficiência dos defensivos agrícolas.
– O grande desafio do Centro-Oeste é a logística. Falta investimento no setor elétrico, o que prejudica nossas áreas irrigadas. Temos gargalos em várias situações. Foi importante discutir isso – comenta Bartolomeu Braz Pereira.
Soja Brasil em Goiás
A realização do roteiro do Soja Brasil em Goiás tem a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeg) e da Associação de Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja -GO). Conta também com o apoio local do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar – GO), do Sindicato Rural de Rio Verde, da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), de Martins & Sobrinhos – Concessionário John Deere , Querência Máquinas – Revenda Stara e Caixa Econômica Federal.