Durante a conversa, de cerca de 25 minutos, Obama teria afirmado que os Estados Unidos teriam muito a ganhar com a cooperação com o Brasil no setor bioenergético e ainda prometeu continuar as discussões para a retomada da Rodada Doha, como uma forma de enfrentar a crise econômica.
Segundo a Presidência da República, Obama ainda afirmou ter instruído sua equipe econômica a afinar posições com o Brasil para a próxima cúpula do G-20, marcada para o final de abril, na Grã-Bretanha.
? O presidente Obama informou que já instruiu sua equipe econômica no sentido de coordenar-se com o Brasil para aproximar posições para a próxima cúpula do G-20 ? disse o porta-voz da Presidência em entrevista coletiva.
O novo presidente dos EUA também convidou Lula para um encontro em Washington, no mês de março, quando o brasileiro deve viajar a Nova York para um seminário com investidores estrangeiros.
Segundo o Palácio do Planalto, Obama também teria sinalizado que poderia realizar uma visita oficial ao Brasil ainda neste ano, durante o verão no Hemisfério Norte.
Durante a conversa telefônica com Obama, Lula elencou os assuntos que considera prioritários na pauta de discussões entre os dois países, entre eles, a paz mundial, o G-20, as relações com a América Latina e com a África, além da questão das mudanças climáticas e dos biocombustíveis.
Lula ainda disse a Obama que sua vitória “pode influenciar positivamente a imagem que o mundo e, em particular, a América Latina, tem dos Estados Unidos”, segundo o porta-voz da Presidência.