As informações são da agência de notícias da Organização das Nações Unidas (ONU). Obama discursou durante sessão da 65ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O presidente afirmou que se empenhará para eliminar a dependência de alguns países da ajuda internacional.
? Considerar que milhões de pessoas dependem da ajuda alimentar ao longo de décadas. Isso não é desenvolvimento. É viciante. É um ciclo que devemos romper. Por muito tempo concentramos nossos esforços em medir os dólares que gastamos e a quantidade de alimentos e comida distribuídos ? disse Obama.
Obama afirmou também que o objetivo é que os Estados Unidos sigam como o maior prestador de assistência internacional, mas com novas estratégias. De acordo com o presidente, daqui para frente a meta é eliminar a dependência e investir que os países construam as bases para que sejam autônomos ? sem detalhar como isso ocorrerá.
De acordo com o presidente, algumas alternativas estão em curso, como o estímulo a programas de financiamento para a agricultura e a fabricação de medicamentos próprios. Obama concluiu seu discurso informando que vai se empenhar para obter apoio do Congresso Nacional norte-americano para investimentos em países em desenvolvimento.