Objetivo para 2012 é fortalecer crescimento da agricultura familiar, diz ministro

Afonso Florence acredita que preservação da produção das famílias rurais deve ter ênfase na sustentabilidade ambientalA avaliação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, sobre o primeiro ano de gestão frente à pasta foi positiva. Segundo ele, um dos destaques deste ano foi a criação do Plano Brasil Sem Miséria. Além disso, o ministro ressaltou que toda a execução orçamentária dada ao ministério foi executada, mesmo com a limitação de recursos. Para 2012, Florence ainda destacou a importância da agricultura familiar no crescimento sustentável.

– Podemos permitir melhores negócios para os agricultores familiares e garantir alimentos saudáveis na mesa dos brasileiros – disse Florence.

O ministro lembrou também do Plano Safra para a agricultura familiar. Florence avalia que, mesmo com a destinação de recursos igual ao da safra passada, de R$ 16 bilhões, a busca pelo crédito aumentou. Com isso, a expectativa é demandar mais recursos para o próximo ciclo.

– No ano passado foi contratado apenas R$ 11 bilhões. Mas a presidente Dilma reiterou que se ultrapassasse a demanda, seriam destinados os valores necessários. Vale lembrar que estamos com juros mais atrativos – reforça o ministro.

Um dos maiores cases do governo passado foi a criação do Mais Alimentos. Conforme Florence, este foi um ano onde o programa passou por um aperfeiçoamento. Ele informa que no próximo semestre haverá um trabalho de parceria com Estados estratégicos para reforçar a consolidação do programa.

– Há uma estratégia de expansão territorial desta política pública de mecanização agrícola. Além disso, o Rede Brasil Rural vai ampliar as contratações – afirma Florence.

Sobre a ampliação do programa para países da África, o ministro acredita que o trabalho de estrutura logística de exportações de máquinas para o continente ainda é incipiente. Ele salienta que o governo está trabalhando para superar este gargalo logístico.

Na avaliação de Florence, o Código Florestal para a agricultura familiar foi uma grande conquista, principalmente pelo fato de ter um capítulo especial para os pequenos produtores. O ministro acredita na manutenção das correções do texto que foram feitas no Senado e anuncia que o Plano Safra deve trazer novidades para fomentar a sustentabilidade da produção.

– O Plano Safra 2012/2012 terá como foco a preservação das tradições da agricultura familiar com o incremento de rentabilidade, competitividade e com ênfase na sustentabilidade ambiental. Queremos que a renda da agricultura familiar cresça, que seus produtos sejam sustentáveis e que os brasileiros tenham uma alimentação mais saudável – avisa.

Ouça à entrevista da Rádio Gaúcha com o ministro Afonso Florence: