Obras em escolas de municípios atingidos pelas enchentes em Alagoas ainda não começaram

Quatro cidades do Estado estão em situação de emergência, e outros 15 vivem situação de calamidade públicaAs obras nas instituições de ensino dos 19 municípios atingidos por enchentes em Alagoas ainda não começaram. Segundo Irineu Mário Colombo, ex-reitor pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, o Estado tem até 19 de dezembro para concluir as obras com dispensa de licitação.

O governo federal repassou aos cofres de Alagoas, de acordo com informações do Ministério da Educação, R$ 120 milhões no dia 19 de junho, cerca de 70% dos R$ 170 milhões estimados para a reconstrução e reforma de todas as escolas destruídas.

Dos 19 municípios, quatro estão em situação de emergência e 15 em situação de calamidade pública. No total, será necessária a reconstrução de mais de 60 escolas e a reforma de outras 23. O recurso foi direcionado para o Estado, que é responsável pela recuperação tanto da rede estadual quanto da municipal.

? Estamos preocupados com que se gaste bem estes recursos. O governo federal está no apoio e no acompanhamento dos trabalhos. Gostaríamos que as obras saíssem do papel e de que o dinheiro fosse aplicado o mais breve possível ? destacou Colombo.

O novo reitor eleito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Sérgio Teixeira Costa, tomou posse nesta segunda, dia 2, no Ministério da Educação. Costa informou que o instituto está atuando em parceria com o Estado na liberação de técnicos para a reconstrução dos equipamentos de ensino destruídos.