Os dados fazem parte do terceiro levantamento de safra do oeste da Bahia, divulgado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). A produção de algodão deve aumentar 62%, com produtividade de 270 arrobas por hectare, a maior do Brasil. Na soja, o volume deve crescer mais de 12%, com produtividade média de 56 sacas por hectare, uma alta de 10% na comparação com a safra passada. No milho, a produtividade de 163 sacas por hectare deve compensar a menor área plantada (queda de 10%). A produção deve ser a maior da história na região, com 1,5 milhão de toneladas. Para o presidente da Aiba, Walter Horita, os números devem estimular os negócios na Bahia Farm Show.
? Este ano temos um mercado em alta e estamos crescendo em produtividade de soja, milho e algodão. Isso vai provocar, claro, um ambiente favorável para a realização de negócios, e por isso a nossa expectativa é de que a feira deste ano ultrapasse em até 20% a edição anterior ? disse Walter.
A feira do ano passado registrou R$ 360 milhões em negócios. Segundo os organizadores, além de um local de negócios, a Bahia Farm Show deve ser um espaço de debates sobre temas importantes para o setor. Entre eles, a reforma do Código Florestal, assunto do Fórum Canal Rural que vai ser realizado durante a feira.
? Nós estamos com a presença confirmada do relator, o deputado Aldo Rebelo, e esperamos que esse seja o principal evento dentro desse fórum, o que vai reunir muitos produtores, porque é de interesse direto e afeta diretamente não só a atividade agrícola no oeste da Bahia, como também em todo o Brasil. Nós estamos aguardando ansiosamente pela aprovação disso para regularizar de vez e sair desse estigma de que o produtor está ilegal, que está cometendo crime ambiental, o que não é verdade ? afirmou Walter.
A Bahia Farm Show vai ser realizada entre os dias 31 de maio e quatro de junho. O Fórum Canal Rural vai ser no dia 2 de junho. O Canal Rural é a mídia oficial do evento.