Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Oferta de cacau deve ultrapassar demanda em 264 mil toneladas, diz ICCO

A organização estima uma safra global de 4,5 milhões de toneladas da amêndoa, montante 14,8% acima da temporada anterior

Fonte: Léo Junior/Seag

A Organização Internacional do Cacau (ICCO) projetou, na terça-feira, 28, que a oferta da amêndoa no mercado global deve superar a demanda em 264 mil toneladas na safra 2016/17. A estimativa, primeira da organização para a atual safra que começou em outubro de 2016 e vai até setembro deste ano, segue o esperado por especialistas do setor.

A organização estima uma safra global de 4,552 milhões de toneladas da amêndoa, montante 14,8% acima da temporada anterior. O avanço é reflexo da produção maior na África Ocidental e América Latina, assim como ganhos pontuais na Ásia. 

Para a Costa do Marfim, principal produtor global, a produção deve alcançar 1,9 milhões de toneladas, alta de 20% ante ao ciclo anterior. Caso a estimativa se concretize, o país deve produzir 42% de todas as amêndoas nesta safra.

Já Gana, o segundo maior produtor, deve ter uma safra de 850 mil toneladas, acima dos 775 mil reportados na safra anterior. O movimento representaria um avanço depois de dois anos de colheitas abaixo do estimado. No Brasil, a estimativa é de alta de 21%, para 190 mil toneladas. 

Sobre a moagem, ela deve avançar em 5% na região da Ásia e Oceania. Entretanto, na Europa e continente Americano, o processamento deve permanecer estável.

A instituição também projetou um amplo estoque para o fim da temporada, que deve ser 18,8% superior na comparação com o semestre anterior. 
 

Sair da versão mobile