Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Oferta e demanda de leite favorecem elevação dos preços ao produtor

Valorização ocorre porque produção está ligeiramente menor neste anoOs preços do leite pagos ao produtor estão mais altos neste ano, segundo pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em junho, por exemplo, a média dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Bahia foi 5% maior que a de junho do ano passado ? já deflacionada pelo IPCA de maio de 2011.

Com base em dados sobre a captação de laticínios/cooperativas dos mesmos Estados, pesquisadores do Cepea avaliam que a valorização real do leite ao produtor ocorre, em parte, porque a produção está ligeiramente menor nos cinco primeiros meses deste ano em comparação a igual período do ano passado. A redução é de 1,5%, ocasionada principalmente pela menor oferta de Goiás, que diminuiu 12% sobre 2010.

Em Minas Gerais e São Paulo, também houve redução na captação de leite, porém, em menor proporção. Entre os motivos para a queda estão o encarecimento dos insumos usados por produtores para reforçar a alimentação das vacas. O gasto extra com insumos deve ter apertado a margem dos produtores, já que o leite subiu bem menos que produtos como o milho ? que teve alta de quase 50% entre junho de 2010 e junho de 2011, descontando-se a inflação do período ? e o farelo de soja ? que teve um aumento real de 15%.

Na parcial deste ano, as exportações de derivados lácteos diminuíram, ao mesmo tempo em que as importações aumentaram consideravelmente, o que compensaria ao menos em parte o impacto da menor produção interna. O aumento do leite ao produtor ? e nos segmentos a jusante ? é explicado também pela demanda do brasileiro, fundamental para que os preços estejam nos patamares que estão.

Sair da versão mobile