Segundo o levantamento do governo, foram abertos 9,1 mil postos de trabalho em todo o Brasil no último mês. O saldo se deve à queda nas demissões e do aumento de contratações no período. Apesar da alta de 0,03%, esse é o pior resultado registrado no mês de fevereiro desde 1999. Entretanto, a notícia deixou o governo otimista. Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, os números mostram que o país começa a sair da crise.
? Março para mim começa a grande virada eu já tenho anunciado isso há algum tempo, baseado principalmente no mercado interno que continua forte. Na minha opinião, o que poderia acontecer de pior no Brasil na área de emprego já aconteceu. Há várias medidas governamentais que começam agora a surtir efeito ? defende Lupi.
Entre os setores que aumentaram as contratações, estão o de serviços e a construção civil. O fechamento de vagas com carteira assinada foi maior no comércio e na indústria. Mesmo assim, a produção de calçados, borracha, fumo e couros mantiveram a tendência de crescimento iniciada em janeiro.
? Nós temos ainda alguns setores que vão subir na cotação: o setor agrícola vai crescer bem, não muito fortemente, mas bem. Para março, vamos ter saldo positivo que zera o negativo, ou seja, próximo de 100 mil contratados ? afirmou o ministro.
Lupi também confirmou que na próxima semana devem ser anunciados os setores e os Estados que serão beneficiados com a ampliação de duas parcelas do seguro desemprego. Em fevereiro, o governo decidiu que as atividades econômicas com maior índice de demissões nos últimos três meses seriam beneficiadas pela medida.