No “Negócio Bom é para Dois”, o objetivo é proporcionar ao pequeno produtor rural a compreensão de aspectos básicos do processo de negociação.
? Esta oficina destaca a importância de o produtor se ver como protagonista da situação e não como vítima das circunstâncias ? explica a gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae, Mirela Malvestiti.
Já a oficina “Cliente! Prazer em Conhecer”, de acordo com a gerente, provoca o público-alvo para ter curiosidade sobre quem é o seu cliente e apresenta ferramentas para oferecer serviço e atendimento que correspondam às expectativas do consumidor. As duas soluções oferecem oficina prática de quatro horas e material didático, o Guia do Educador e o Guia do Participante.
Técnicas de negociação
? O varejo concentra grande parte das vendas e o produtor rural precisa conhecer as técnicas de negociação para não ter parcela da sua renda apropriada. Também é importante que o produtor que faz venda direta ou indireta saiba com quem está comercializando. Com essa informação, pode fazer uma oferta mais eficaz ? destaca o gerente da Agronegócios do Sebrae, Enio Queijada.
Em novembro de 2010, houve duas turmas-piloto com as novas soluções para dois grupos de agricultores familiares na Bahia.