A OIC afirmou que prevê uma queda na produção de certos países, incluindo o Brasil e algumas nações produtoras da África e da América Central. A Colômbia, quarto maior produtor de café do mundo, deve apresentar uma safra decepcionante, segundo o relatório.
O consumo mundial de café continua forte apesar de uma fraca economia global e a demanda deve atingir ao menos 134 milhões de sacas de 60 quilos cada em 2010, informou a OIC.
A primeira estimativa preliminar da OIC sobre o consumo mundial de café neste ano indica que a contínua expansão, ante 132 milhões de sacas previstas em 2009 e 130 milhões em 2008, sustentará os preços, tendo em vista projeções de safras menores.
? O ritmo de crescimento continua sendo entre 1,5% e 2%, então para 2010 nós esperamos que o consumo suba pelo menos doi milhões de sacas, para 134 milhões ? disse Nestor Osorio, diretor executivo da organização.
Em relatórios sobre tendências de consumo recebidos pela OIC de mercados emergentes e de países industrializados, todos os indicadores apontam mais crescimento, afirmou ele.
? O consumo de café se comportou muito positivamente durante toda a crise econômica ? disse Osorio em uma entrevista por telefone antes do 2º Fórum Internacional de Café de Moscou.
O consumo mundial do grão tem aumentado em uma média de 2,4% por ano desde 2000, segundo dados da OIC. A entidade prevê que a produção global de café no atual ano-safra 2009/10 (até setembro) recue para 123,7 milhões de sacas, contra 128 milhões em 2008/09. As informações são da Dow Jones.