A leve alta de 1% na produção global é atribuída principalmente ao Vietnã, cuja produção veio melhor do que a esperada, informa a OIC em relatório mensal de agosto, divulgado nesta terça, dia 4. A safra vietnamita está estimada em 21 milhões de sacas, aumento de 7,9% em comparação com o período anterior. O resultado eleva a produção total de robusta para 51,5 milhões de sacas, representando cerca de 38,8% do total mundial.
– Há sinais de que a produção também pode estar se recuperando na Colômbia. A produção colombiana em julho foi de 668 mil sacas, 26% maior do que o mesmo mês do ano passado, completando quatro meses consecutivos de alta. No entanto, nos dez primeiros meses de 2011/2012, o volume acumulado ainda é menor do que o mesmo período do ano anterior -, comenta a OIC.
A organização informa, ainda, que menos positivos são os relatos que chegam da América Central, onde a ferrugem ataca os cafezais da Guatemala e Honduras. A magnitude dos danos ainda deve ser quantificada, conclui a OIC.