Oito Estados são alvo da Operação Abate contra crimes cometidos para favorecer frigoríficos

PF e Ministério Público devem cumprir 22 mandados de prisão e 43 de busca e apreensãoA Polícia Federal e o Ministério Público Federal realizam nesta terça, dia 16, operação contra crimes cometidos para favorecer frigoríficos, laticínios e curtumes fiscalizados pela Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia. Devem ser cumpridos 22 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão na ação que foi batizada de Abate.

A operação ocorre em oito Estados e no Distrito Federal: Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Norte. Participam da ação 250 policiais federais.

Segundo o superintendente da Polícia Federal em Rondônia, Ney Ferreira de Souza, agentes federais cumprem um mandado de busca e apreensão na casa de veraneio de um dos envolvidos no esquema, em um município da Grande Florianópolis. O suspeito mora em Porto Alegre. A PF ainda não divulgou mais detalhes da operação em Santa Catarina ou no RS.

De acordo com as investigações, servidores públicos recebiam vantagem em troca do favorecimento das empresas. O pagamento seria feito por um grupo econômico com sede em Mato Grosso. Há suspeita de envolvimento de funcionários de diversos órgãos públicos. As informações são do site G1.