? Desde o início da pesquisa, em 1998, o óleo diesel se destaca. É o produto que vem sempre liderando as nossas pesquisas. E ele continua líder de 2005 para 2006 ? disse o gerente da pesquisa, João Batista de Oliveira.
A lista dos 100 maiores produtos totaliza um valor de vendas em torno de R$ 568 bilhões, equivalente a 51% das vendas registradas pela pesquisa global (R$ 1,117 trilhão). A relação é liderada por São Paulo, que responde por 36,7% do montante comercializado.
Depois vêm Minas Gerais, com 10,8%, e Rio de Janeiro, com 8,9%, este por conta do refino e da produção de petróleo, informou João Batista. Seguem-se Rio Grande do Sul e Paraná, com 7,9% e 7,7%, respectivamente.
Depois do óleo diesel, os 10 produtos de maior valor de vendas apurados pela pesquisa do IBGE, são os minérios de ferro beneficiados, que subiram da terceira posição em 2005 para segundo lugar em 2006; automóveis de 1,5 mil a 3 mil cilindradas; gasolina; carros populares; petróleo (que na pesquisa anterior ocupava a oitava posição); álcool; aparelhos celulares, que perdem posição relativa em relação à pesquisa de 2005, quando participavam no 6º lugar; açúcar cristal; e cervejas ou chope.
Os principais produtos encontrados em São Paulo em valor de vendas são óleo diesel (R$ 16,70 bilhões), automóveis entre 1,5 mil a 3 mil cilindradas (R$ 16,21 bilhões), álcool (R$ 9,70 bilhões), gasolina automotiva (R$ 9,26 bilhões), açúcar cristal (R$ 8,80 bilhões) e telefones celulares (R$ 8,13 bilhões), revelou o pesquisador do IBGE.