Representantes de 16 ministérios participaram da terceira reunião do grupo responsável por tomar as decisões de combate a gripe A. De acordo com autoridades brasileiras, no país o contágio é limitado e está vinculado a passageiros que viajaram ao Exterior. Porém, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, a doença está se alastrando cada vez mais rápido num maior número de países.
? Com a vinda do vírus para América Central e América do Sul, se isso acontecer significa que o vírus está circulando de forma sustentada em duas regiões da ONU será, então, declarada pandemia ? disse Penna.
? Até o momento, estão confirmados no Brasil oito casos da doença, 22 suspeitos e 22 em monitoramento. Como parte das ações preventivas, o Ministério da Saúde pretende iniciar a aquisição, até o fim desta semana, de anti-virais para o tratamento de oitocentas mil pessoas.
? O Ministério da Saúde após consulta aos fabricantes está negociando a compra de mais 800 mil tratamentos prontos. Se a gente não mexer no nosso estoque a validade passará de 2012 para 2016 ? informou o secretário de Vigilância em Saúde.
A pedido do Ministério, a Organização Mundial da Saúde está encaminhando 30 mil tratamentos para o Haiti a serem utilizados, em caso de necessidade, pelos soldados brasileiros que atuam na Força de Paz da ONU, embora o país da América Central não tenha registrado nenhum caso da gripe A. Nesta terça, dia 12, haverá uma reunião no Ministério da Defesa para discutir as ações que estão sendo feitas nos portos e aeroportos brasileiros.