O coordenador de ações humanitárias da ONU, John Holmes, calcula que o dinheiro ajudará a assistir três milhões de vítimas do terremoto. A maior parte do dinheiro será destinada ao atendimento de necessidades urgentes, como a compra de água e comida, remédios, material de higiene e para o abrigo das pessoas.
Segundo a agência britânica de notícias BBC, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um apelo pela arrecadação, nessa sexta, dia 15, durante entrevista coletiva na sede da organização, em Nova York. Ele estima que a maioria dos habitantes de Porto Príncipe continua sem comida, água, abrigo e eletricidade.
Segundo Ban Ki-moon, o Programa Mundial de Alimentação da ONU está fornecendo refeições a cerca de oito mil pessoas por dia.
Na noite dessa sexta, dia 15, o Ministério da Defesa divulgou balanço da Operação Haiti. Segundo nota, em três dias de socorro após o terremoto, oito aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) voaram para o Caribe para levar ajuda humanitária às vítimas da tragédia. A FAB informou que 140 passageiros e mais de 80 toneladas de carga foram transportados.