A Organização das Nações Unidas (ONU) está organizando a primeira conferência mundial sobre sistemas alimentantes. O encontro envolvendo dezenas de países deve ocorrer em setembro e vai debater os aprendizados e desafios da Covid-19 na produção de alimentos.
A secretária especial da ONU Agnes Kalibata, que está organizando o evento participou nesta sexta-feira, 26, de uma conferência do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com jornalistas de toda a América Latina para falar sobre os preparativos para a conferência.
Agnes disse que a ONU está trabalhando com diversos países para mapear as experiências e aprendizados da Covid-19 nos sistemas de produção de alimentos. Ela avalia que a digitalizacão do campo vai ajudar a melhorar a conexão das pessoas e a qualificação na produção de alimentos, mas que está muito difícil entender as complexidades locais na produção. Em outros pontos, a conferência vai tentar mapear os aprendizados deste período para melhorar a resposta dos governos nos próximos anos.