Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Opep prevê queda no crescimento da demanda de petróleo em 2009

Maior consumo deve ficar por conta dos países emergentes, aponta relatórioA Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) previu nesta terça-feira, dia 15, redução do crescimento da demanda mundial de petróleo, com um aumento de 1,20% este ano e de 1,03% em 2009.

No Relatório Mensal sobre o Mercado do Petróleo, a Opep publicou pela primeira vez um cálculo sobre a evolução da demanda no próximo ano e destacou que seu crescimento será menor que a média dos últimos 20 anos.

“A demanda mundial de petróleo registrou um forte crescimento nos últimos 20 anos, com uma média de 1,2 milhão de barris diários (mbd)”, afirmam os analistas do cartel.

“No entanto, a nova estrutura do preço e o enfraquecimento da economia mundial contribuíram para frear o crescimento da demanda de petróleo em muitas regiões”, acrescenta o documento.

Assim, os analistas da Opep corrigiram em queda sua previsão sobre a demanda em 2008, ao avaliá-la em 86,81 mbd, o que representa um aumento de 1,03 mbd (1,20%) frente a 2007.

Para 2009, vêem um aumento da demanda mais moderado, de 0,9 mbd, com um consumo de 87,71 mbd em média, número que coincide com o previsto pela Agência Internacional da Energia (AIE), no último dia 10.

Assim como a AIE, a Opep destaca que o aumento do consumo ficará a cargo das economias emergentes, já que, nas nações industrializadas, está prevista uma retração da demanda por petróleo.

Pelo lado do fornecimento, a organização petrolífera espera que a oferta de seus concorrentes suba em 0,9 mbd no próximo ano, ou seja, que será suficiente para cobrir o aumento da demanda, principalmente graças à maior extração de petróleo do Brasil, Estados Unidos, Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão.
 
Ao mesmo tempo, o relatório prevê um aumento do fornecimento de biocombustíveis em nível mundial, assim como do abastecimento de gás natural liquidificado (GNL) e de petróleos não convencionais.

Sair da versão mobile