Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Operação da PF combate venda de madeira extraída ilegalmente da região amazônica

Batizada de Acuti, as ordens judiciais da investigação são cumpridas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ParáA Polícia Federal cumpre nesta quarta, dia 18, mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pará. A operação, batizada de Acuti, tem por objetivo o combate à venda e ao transporte de madeira ilegal da região amazônica.

As ordens judiciais serão cumpridas em Três Cachoeiras (RS), Sombrio e Jacinto Machado (SC), e Marabá (PA).

A investigação iniciou em abril deste ano na Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul com foco na extração e demais atos de comércio que envolvem espécies sob extinção na região amazônica, especialmente a Castanheira. A madeira extraída abastecia empresa de fabricação de carrocerias de caminhão.

Segundo a PF, durante a fase de investigação foram apreendidos documentos de origem florestal, Notas Fiscais e Guias Florestais, com indícios de falsidade. Também foram apreendidas 100m³ de madeira identificada como “castanheira” e dois caminhões empregados no transporte.

A Operação foi denominada “acuti” em razão do nome dado pelos índios guaranis ao animal roedor, conhecido vulgarmente por cutia, considerada a grande dispersora da semente de Castanheira, árvore ameaçada de extinção e incluída na lista vermelha da IUNC ? União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais. Participaram da Operação 34 policiais federais e servidores do IBAMA.

Sair da versão mobile