Operação Fronteira apreende mais de quatro toneladas de produtos impróprios no RS

Objetivo da ação é coibir atividades ilícitas envolvendo populações animais e produtos de origem animal na região de fronteira internacionalUma operação especial de fiscalização, denominada Operação Fronteira, vem sendo realizada pelas Supervisões Regionais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) nos municípios limítrofes do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo da ação é coibir atividades ilícitas envolvendo populações animais e produtos de origem animal na região de fronteira internacional.

Na última quarta, dia 22, técnicos das regionais de São Luiz Gonzaga, Santa Rosa e Ijuí trabalharam em conjunto, vistoriando estabelecimentos localizados na fronteira com a República Argentina. A ação resultou em apreensão de produtos impróprios para o consumo.

Em Roque Gonzáles, em uma barreira, foi apreendido um carregamento de carnes de ovelha e porco e de embutidos sem inspeção oficial. Os produtos foram inutilizados. Contando sempre com o aporte da Brigada Militar, essa ação levou à prisão dos três indivíduos responsáveis pelo carregamento por crime contra a ordem tributária.

Também uma carga de produtos lácteos que estava sendo transportada em temperatura fora dos padrões sanitários, num total de 3.800 quilos, foi apreendida e inutilizada.

Em Iraí, as veterinárias Juliana Argenta e Jeanine Lopes fiscalizaram quatro estabelecimentos comerciais, sendo apreendidos e inutilizados carnes, lácteos, pescado, embutidos, mel, banha, ovos e torresmos. O montante dos produtos impróprios para o consumo humano totalizaram 476,28 quilos. Eles não apresentavam selo de inspeção oficial, estavam mal acondicionados e com cheiros e sabores alterados. A ação contou também com o apoio da Prefeitura Municipal de Irai.

As atividades realizadas pelos técnicos da Seappa ocorrem em barreiras fixas e volantes, além de vistorias em propriedades suspeitas de abate clandestino, estabelecimentos comerciais e contagem de rebanho em propriedades suspeitas de movimentação irregular. Esse trabalho, disse o secretário adjunto da Agricultura, Ony Lacerda, “é de essencial importância para a saúde da população e dos nossos rebanhos, especialmente nessa época, além, por certo, por se tratar de área de fronteira internacional, de onde podem vir riscos para a sanidade de nossos animais”.

As operações contam sempre com o apoio da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.