Também participaram da Operação Gaiola Aberta fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), policiais do Batalhão Florestal da Polícia Militar e agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
O presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, deputado André do PV, afirmou que vai elaborar, em parceria com o Ibama, um projeto de lei estadual com o objetivo de tratar com mais rigor a questão do tráfico de animais. André informou ter encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente proposta para ser levada ao Congresso Nacional equiparando o tráfico de animais silvestres ao de drogas
? Essa equiparação tem que ser feita. É bom lembrar que quem compra animais silvestres está cometendo crime de receptação ? afirmou o deputado, que anunciou a realização de audiência pública sobre a questão.
A comissão pretende realizar uma audiência pública sobre a questão e também está preparando cartilhas educativas para serem distribuídas em escolas e feiras livres.
? Queremos conscientizar a população para não comprar animais silvestres. Encontramos espécimes raras hoje como os pássaros corrupião e chanchão ? disse o deputado.
As aves apreendidas nesse sábado foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvres do Ibama e as três pessoas detidas, conduzidas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.
Por meio de um convênio firmado entre a Comissão de Meio Ambiente da Alerj e a Fundação Rio Zoo, parte dos animais apreendidos em feiras-livres são encaminhados ao zoológico da cidade, como forma de desafogar os centros de triagem de animais silvestres.