Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Operação no Paraná apreende 380 quilos de agrotóxicos ilegais

Ao todo foram aplicadas multas que totalizaram R$ 502 milO Ministério da Agricultura realizou no início deste mês operação de fiscalização de agrotóxicos em propriedades rurais das regiões oeste e sudoeste do Paraná. Ao todo foram aplicadas multas que totalizaram R$ 502 mil. Além das apreensões de produtos, foram lavradas ainda três prisões em flagrante.

• Saiba como funciona o sistema de devolução de embalagens de agrotóxicos

Durante a operação, foram apreendidos 380 quilos de agrotóxicos ilegais, totalizando um volume de 172 embalagens cheias e 45 vazias. A quantidade de agrotóxicos ilegais encontrados nas propriedades rurais foi maior, se comparada às operações anteriores realizadas no Paraná. O número é alarmante, já que, praticamente 10% das propriedades fiscalizadas tinham produtos ilegais, informa o ministério, por meio de comunicado.
 
No total, foram mobilizadas 12 equipes e a operação resultou na fiscalização de 252 propriedades rurais em 30 municípios e autuação de 24 produtores rurais por uso ou depósito de agrotóxicos ilegais.

Segundo o superintendente Federal de Agricultura no Paraná, Gil Bueno de Magalhães, os agrotóxicos ilegais, ou seja, sem registro, contrabandeados e falsificados, não têm registro no Ministério da Agricultura e não atendem às exigências dos órgãos responsáveis. Além da Superintendência Federal de Agricultura no Paraná (SFA/PR), participaram da operação o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e a Policia Ambiental do Paraná (Força Verde).

Agência Estado
Sair da versão mobile