Na Organização Internacional do Café, Robério Silva pretende melhorar estatísticas

Para ele, OIC tem papel importante como disseminador de consistentes informações sobre o mercadoO novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), o brasileiro Robério Silva, que assumirá o cargo em 1º de novembro, disse nessa quinta, dia 27, que um dos objetivos à frente da entidade é reformar o sistema de estatística da entidade. Segundo ele, o sistema carece de avanços, apesar da boa credibilidade, como na prestação de informações por alguns países.

? Este ano já estamos fazendo viagens a alguns países para avaliar as possibilidades de coleta de informações de maneira mais organizada, para poder disseminá-las aos produtores e consumidores ? disse.

Silva informou que está muito otimista com o mercado de café, embora tenha ponderado que não pode fazer previsões sobre o comportamento das cotações do grão, antes de assumir o cargo na OIC. De acordo com ele, a OIC tem papel importante como disseminador de consistentes informações sobre o mercado.

O executivo destacou também que está fora de cogitação qualquer iniciativa que implique política de intervenção no mercado de café para regular preços.

? Não, definitivamente (às intervenções). Estamos falando não ao passado. Temos de olhar para o futuro com novas formas de pensar o mercado cafeeiro, com  mais informações para todos os agentes e com mais possibilidades para, juntos, tomarmos decisões ? garantiu.

Robério Silva acrescentou que estudos mostram que no período de 2000 a 2010 o consumo de café tem crescido a taxas de 4,3% em países produtores, 3,8% em países emergentes, como Índia, enquanto o índice é de apenas 1,1% em países tradicionais consumidores. O novo diretor-executivo da OIC considerou que as soluções para as dívidas de países na União Europeia podem trazer boas perspectivas para o café, “melhorando o quadro de demanda nesses países”.

Conforme Robério Silva, falta entendimento no setor privado nacional para conquistar mais espaço no segmento mundial de produto de maior valor agregado (torrado e moído e solúvel).

? Depois desse entendimento, haverá condições de se traçar estratégias para avançar nesse setor ? concluiu.