Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Organizações rurais de países do Mercosul pedem reforma agrária

Representantes estão reunidos em Assunção, no ParaguaiRepresentantes de organizações rurais de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai exigiram nesta quarta, dia 3, uma reforma agrária integral durante a 11ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul, realizada em Assunção.

Teodocia Bordón, secretária da Federação de Trabalhadores Agroalimentares do Paraguai, disse à Agência Efe que as entidades pediram a inclusão da denominação de “integral” nos processos de reforma agrária, proposta aceita pelos colegas dos demais países do bloco.

Bordón argumentou que as famílias de lavradores não só exigem o acesso à terra, mas também os serviços básicos como saúde, educação, alimentação e roupas.

? Outros de nossos problemas são a concentração de terras nas mãos de poucos, o latifúndio, e as terras improdutivas ? afirmou a dirigente.

No plano local, disse que o Governo deve deter os desalojamentos de fazendas que são ocupadas por grupos de sem-terra, que aumentaram o uso dessas medidas de força após a chegada do presidente, Fernando Lugo, ao poder em 15 de agosto de 2008.

No encontro, que termina nesta quinta-feira, o ministro de Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, expressou o interesse do país em cooperar em projetos de “segurança alimentar” através da compra e venda de produtos resultantes da agricultura familiar.

Enquanto isso, o vice-ministro de Agricultura do Paraguai, Andrés Wehrle, disse que, além dos processos de reforma agrária, são analisados temas vinculados às políticas ambientais, de gênero e sobre infância e juventude nas regiões rurais.

Sair da versão mobile