CRESCIMENTO

Órgão do G20 estima produção mundial de soja em 23/24

Crescimento entre a safra atual e a próxima deve chegar a 8%. Brasil, Índia e Zâmbia são os países com o maior potencial de crescimento

A produção mundial de soja na safra 2023/24 deverá totalizar 403 milhões de toneladas. No ano anterior, ou seja, na temporada atual, a produção está apontada em 373,3 milhões. Assim, a elevação entre um ciclo e outro deve ser de 8%.

A estimativa faz parte do relatório de julho do Sistema de Informação do Mercado Agrícola (AMIS), órgão do G-20 para divulgar dados de oferta e demanda das principais commodities globais.

Em junho, a previsão era de 405,9 milhões de toneladas.

Corte na estimativa de soja

soja brasil, argentina, estados unidos
Foto: Montagem Canal Rural

A revisão para baixo foi determinada pelo corte na estimativa para a safra dos Estados Unidos, superando o aumento projetado por três países: Brasil, Índia e Zâmbia.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indica produção global de 410,7 milhões de toneladas. Segundo estimativa inicial do órgão, feita em maio, os três principais produtores de soja do mundo alcançarão os seguintes índices:

  • Brasil: 163 milhões de toneladas
  • Estados Unidos: 122,74
  • Argentina: 48

A estimativa do Departamento é que a China deverá importar cerca de 100 milhões de toneladas no próximo ciclo da cultura. Assim, caso os números se concretizem, o país asiático seria responsável pelo consumo de 1/4 de toda a soja produzida no globo.

Já o Conselho Internacional de Grãos, por outro lado, indica safra de soja de 402,3 milhões de toneladas.