Órgão norte-americano mantém estimativa de inflação nos alimentos

De acordo com USDA, alta nos preços da carne deve atingir até 4,5% em 2012O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA na sigla em inglês) manteve inalterada sua estimativa para a alta dos preços de alimentos este ano, em um intervalo que varia de 2,5% a 3,5%, de acordo com uma atualização mensal divulgada nesta sexta, dia 23. No ano passado, a inflação de alimentos ficou em 3,7%. Os preços do setor têm subido 2,8% ao ano, em média, desde 1990.

A alta recente tem sido puxada pelos preços agrícolas, que vêm subindo há quase dois anos com o aumento da demanda global e a produção aquém das expectativas. O USDA prevê que a alta nos preços de carnes, aves e pescados deverá superar a dos alimentos em geral, ficando entre 3,5% e 4,5% neste ano.

Para a categoria “outros alimentos”, as estimativas de inflação passaram de um intervalo entre 2% e 3% para de 3% a 4%. Esse grupo inclui a maior parte dos itens processados, como sopas, alimentos para bebês e pratos congelados.

A alta nos preços das commodities, no entanto, tende a afetar esses itens por último. De acordo com o USDA, o motivo é o prazo de validade mais longo e o período necessário para que eles se transformem de matéria-prima em produtos acabados.

Agência Estado