No dia 7 de dezembro de 2008, cerca de 10 homens destruíram o sistema de abastecimento de água, depredaram quatro casas, cortaram 300 metros de cerca e colocaram aproximadamente 200 cabeças de gado em meio à plantação dos agricultores do Assentamento Esperança/Santa Rosa . O ex-proprietário do imóvel, Manoel Francisco Alves, é acusado de coordenar o ataque.
A presença de Caetano visa verificar o andamento do inquérito policial que responsabiliza o ex-proprietário. O assistente-técnico também irá averiguar se houve o cumprimento da liminar em ação cautelar determinada pela Justiça Federal para a retirada dos bois da propriedade.
Caetano ainda se reunirá com lideranças de movimentos sociais da região para levantar outras possíveis ilegalidades praticadas contra os trabalhadores. O comparecimento dele ao local foi determinado em audiência pública realizada no município com a presença do Ouvidor Agrário Nacional, Gercino José da Silva Filho, e do superintendente do Incra/MG, Gilson de Souza.