Ouvidoria do governo ajuda a coibir fraudes em produtos agrícolas

Segundo o Ministério da Agricultura, ao se manifestarem, as pessoas prestam um serviço à sociedadeO Ministério da Agricultura mantém um serviço de Ouvidoria para auxiliar o governo a coibir ilegalidades no setor. Leite e carnes lideram o ranking dos atendimentos realizados pelo órgão, seja para reclamar ou elogiar.

Cerca de 80% das pessoas que procuram a Ouvidoria do Ministério da Agricultura são cidadãos comuns, que fazem reclamações, denunciam irregularidades e elogiam os serviços prestados pelo governo. Depois da Operação Ouro Branco, que em 2007 investigou casos de adição de soda cáustica e água oxigenada ao leite, a procura pelo serviço aumentou. Segundo o governo, ao se manifestarem as pessoas prestam um serviço à sociedade. Um exemplo é a fraude que constatou a presença de água na carne de frango. As reclamações feitas por meio da ouvidoria ajudaram a coibir a ilegalidade.

? Nós fizemos uma triagem em todas as demandas que foram processadas no âmbito da ouvidoria e detectamos que o quantitativo de aproximadamente 45% eram concentrados apenas em duas empresas. Imediatamente nós colocamos essas empresas no regime de fiscalização especial e a seguir nós monitoramos e verificamos que elas não voltaram a se reincidir. Ou seja, houve de fato um controle a partir da ouvidoria ? diz o ouvidor Tony Carneiro.

O serviço de ouvidoria do Ministério da Agricultura funciona de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das oito da manhã às oito da noite. E o número para reclamações, denúncias, sugestões ou elogios é o 0800-704-1995. O contato também pode feito por e-mail, no endereço [email protected] ou através do site do Ministério.