Cerca de 80% das pessoas que procuram a Ouvidoria do Ministério da Agricultura são cidadãos comuns, que fazem reclamações, denunciam irregularidades e elogiam os serviços prestados pelo governo. Depois da Operação Ouro Branco, que em 2007 investigou casos de adição de soda cáustica e água oxigenada ao leite, a procura pelo serviço aumentou. Segundo o governo, ao se manifestarem as pessoas prestam um serviço à sociedade. Um exemplo é a fraude que constatou a presença de água na carne de frango. As reclamações feitas por meio da ouvidoria ajudaram a coibir a ilegalidade.
? Nós fizemos uma triagem em todas as demandas que foram processadas no âmbito da ouvidoria e detectamos que o quantitativo de aproximadamente 45% eram concentrados apenas em duas empresas. Imediatamente nós colocamos essas empresas no regime de fiscalização especial e a seguir nós monitoramos e verificamos que elas não voltaram a se reincidir. Ou seja, houve de fato um controle a partir da ouvidoria ? diz o ouvidor Tony Carneiro.
O serviço de ouvidoria do Ministério da Agricultura funciona de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das oito da manhã às oito da noite. E o número para reclamações, denúncias, sugestões ou elogios é o 0800-704-1995. O contato também pode feito por e-mail, no endereço ouvidoria@agricultura.gov.br ou através do site do Ministério.