Nos últimos dias do mês de julho, as cotações dos ovos brancos e vermelhos enfrentaram significativas quedas em todas as praças monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
O enfraquecimento do poder de compra da população, à medida que o mês chegava ao fim, foi apontado como o principal fator que contribuiu para a redução da procura, mesmo com descontos oferecidos em algumas regiões.
Segundo os colaboradores do setor, a aproximação do encerramento do mês resultou em uma diminuição ainda mais acentuada na busca pelos ovos, o que impactou diretamente na liquidez da proteína. Ainda que algumas praças tenham adotado a estratégia de conceder descontos, a medida não se mostrou suficiente para reverter o cenário de retração nas vendas.
A expectativa entre os colaboradores é de que a demanda por ovos possa apresentar uma recuperação nas próximas semanas. Contudo, apesar do otimismo em relação a um possível aumento nas vendas, não se espera que os preços retomem os patamares registrados nos últimos meses.
O cenário atual demonstra uma conjuntura desafiadora para o setor de ovos, no qual a queda na procura e os reflexos do enfraquecimento econômico repercutiram nos preços. Essa dinâmica do mercado impôs desafios tanto para produtores quanto para comerciantes que, em busca de manter a liquidez dos estoques, se viram obrigados a aplicar descontos.
Equilíbrio do mercado
A redução nos preços dos ovos, por sua vez, refletiu em um contexto favorável para o consumidor final, que pôde se beneficiar de custos mais baixos em suas compras. No entanto, o setor agora aguarda ansiosamente por uma retomada da demanda, a fim de reequilibrar o mercado e impulsionar as vendas novamente.
A expectativa positiva para a retomada da demanda se baseia, em parte, na crença de que o poder de compra da população poderá ser revigorado em curto prazo. Contudo, projeções indicam que os preços podem se manter abaixo dos níveis observados nos últimos meses, o que pode representar uma oportunidade para os consumidores aproveitarem os preços mais acessíveis por um período.
______________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.