Pagamento de taxa de imóvel rural termina nesta quarta

Novidade deste ano é que documento do Incra pode ser acessado pelo produtor via internetTermina nesta quarta, dia 27, o prazo para o pagamento, sem multa, das taxas exigidas para a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Este ano, o documento não será mais enviado pelo correio, mas estará disponível na internet.

Com a novidade, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pretende acelerar o processo. O certificado, que era renovado a cada três ou quatro anos, será atualizado anualmente. A emissão é gratuita, mas o produtor tem de pagar uma taxa, emitida com o documento, referente a serviços cadastrais.

O valor devido varia conforme a área da propriedade, e o pagamento pode ser feito na Caixa Econômica Federal ou em lotéricas. Como a guia atual é referente aos anos de 2006 a 2009, a taxa será multiplicada por quatro. Uma propriedade de 20 hectares, por exemplo, tem de pagar taxa anual de R$ 1,30, portanto, o valor da guia para quem está com a situação regularizada será de R$ 5,20. Quem está irregular terá de quitar também os débitos referentes a anos anteriores.

O assessor técnico da Federação da Agricultura do Estado, Derly Girardi, acrescenta que o produtor deve manter o CCIR em dia porque sem o documento é impossível realizar qualquer transação imobiliária ou contratar financiamento.

Simone Santa-Helena, do Incra/RS explica que, se o produtor não conseguir ter acesso à guia é porque nunca fez ou atualizou o cadastro. Nesse caso, deve procurar o instituto.