Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pagamento de taxa de imóvel rural termina nesta quarta

Novidade deste ano é que documento do Incra pode ser acessado pelo produtor via internetTermina nesta quarta, dia 27, o prazo para o pagamento, sem multa, das taxas exigidas para a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Este ano, o documento não será mais enviado pelo correio, mas estará disponível na internet.

Com a novidade, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pretende acelerar o processo. O certificado, que era renovado a cada três ou quatro anos, será atualizado anualmente. A emissão é gratuita, mas o produtor tem de pagar uma taxa, emitida com o documento, referente a serviços cadastrais.

O valor devido varia conforme a área da propriedade, e o pagamento pode ser feito na Caixa Econômica Federal ou em lotéricas. Como a guia atual é referente aos anos de 2006 a 2009, a taxa será multiplicada por quatro. Uma propriedade de 20 hectares, por exemplo, tem de pagar taxa anual de R$ 1,30, portanto, o valor da guia para quem está com a situação regularizada será de R$ 5,20. Quem está irregular terá de quitar também os débitos referentes a anos anteriores.

O assessor técnico da Federação da Agricultura do Estado, Derly Girardi, acrescenta que o produtor deve manter o CCIR em dia porque sem o documento é impossível realizar qualquer transação imobiliária ou contratar financiamento.

Simone Santa-Helena, do Incra/RS explica que, se o produtor não conseguir ter acesso à guia é porque nunca fez ou atualizou o cadastro. Nesse caso, deve procurar o instituto.

Sair da versão mobile