País reduz incidência de cáries em crianças

Entretanto, maiores problemas ainda estão concentrados na região NorteO Brasil reduziu a incidência de cáries em crianças, segundo um levantamento do Ministério da Saúde. Porém, as populações da zona rural ou de áreas muito afastadas ainda preocupam.

A pesquisa revela que, de maneira geral, a saúde bucal dos brasileiros melhorou. Em 2003, 31% das crianças de 12 anos estavam livres de cáries. Este ano, são 44%. Os maiores problemas ainda estão concentrados na região Norte.

? A expectativa do Ministério é que a gente leve equipamentos portáteis para levar tratamento odontológico para aquelas populações que ainda não têm acesso e expandir as equipes de saúde bucal dentro da estratégia da saúde da família, e a fluoretação de água no abastecimento público ? disse o coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca.

Outra preocupação é com os moradores da zona rural ou de áreas isoladas. Para facilitar o acesso ao tratamento, o Ministério da saúde vai repassar unidades odontológicas móveis para 51 municípios de todo país.

? Muita gente tem dificuldade de se deslocar até a sede do município, um município polo, um município maior para buscar atendimento. Então como fazer para facilitar o acesso? Essas unidades irão ao encontro das pessoas ? defendeu o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.