Paisagismo é mercado promissor para os produtores rurais

Fiaflora ExpoGarden reúne setores da cadeia em São Paulo até dia 26O produtor rural faz parte de um dos mercados mais promissores nas grandes cidades: o de paisagismo. E nesta quinta, dia 23, primeiro dia da primavera, começou em São Paulo uma feira que une as duas pontas desta cadeia. A Fiaflora ExpoGarden é aberta ao público e vai até o dia 26. A expectativa dos organizadores é de receber 30 mil visitantes.

A grama, a madeira, as palmeiras são matérias-primas produzidas no campo para um mercado muito urbano. A ligação entre os dois setores é cada vez maior, diz a presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap), Saide Kahtouni.

? O setor rural é fundamental para a sobrevivência de todo este mercado e todas estas atividades na cidade.

O evento é como um termômetro do mercado de paisagismo e jardinagem. Há 13 anos, quando teve a primeira edição, ocupava 1,5 mil metros quadrados. Hoje são mais de 20 mil. De acordo com o diretor do evento, Teodoro Henrique da Silva , é possível encontrar tudo para quem quer viver bem.

? A feira abrange toda a cadeia produtiva. Do paisagismo, da jardinagem, da floricultura e do local do bem viver.

Só o mercado de flores e plantas ornamentais cresce 15% ano e deve movimentar em 2010 cerca de R$ 4 milhões no Brasil. Este crescimento no campo é sustentado por um outro setor da cidade: o do mercado imobiliário. Só em São Paulo, nos quatro primeiros meses de 2010, foram vendidos quase 12 mil imóveis – 72,4% a mais que no mesmo período de 2009. E hoje em dia, os compradores querem muito mais que uma planta só da casa ou do apartamento:

? Hoje não se constrói nada, nenhum edifício público, nem privado, que não tenha uma área verde, que não dê um destaque especial pra área de paisagismo ? explica o consultor de mercado Hélio Junqueira.

Tomas Mosaner está investindo numa ponta deste mercado. Ele é médico, mas resolveu produzir palmeiras para jardins. Ele diz que se informou e estudou muito pra atender as exigências do mercado. E não se arrependeu.

? Eu sou os dois, médico e produtor. Ainda atuo bastante na medicina, mas cada vez mais to gostando de ser produtor de palmeiras.