Países do Mercosul farão intercâmbio via internet de informações sobre agronegócio

Idéia é manter atualizados dados sobre risco de pragas e políticas públicaA internet será a principal ferramenta de intercâmbio de informações sobre os mercados agrícolas dos países que integram o Mercosul. A partir do ano que vem, os portais dos órgãos oficiais de cada nação manterão atualizados dados sobre riscos de pragas, doenças que afetam a agropecuária e políticas públicas.

O projeto é mantido pelo Conselho Agropecuário do Mercosul (CAS) e pela Rede de Coordenação de Políticas Agrícolas (Redpa). Tem financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 800 mil. Os países membros dão a contrapartida com a produção de informações e sugestões ao projeto.

Via internet, um produtor brasileiro, por exemplo, poderia saber quanto um argentino gasta para produzir e vice-versa. Para o superintendente do Agronegócio da Conab, Airton Camargo, o projeto vai dar acesso ao público a informações que atualmente são de uso exclusivo dos países participantes.

O encontro mais recente entre representantes dos países do Mercosul para discutir o intercâmbio de informações foi realizado no mês passado, em Buenos Aires, capital da Argentina. Até o fim do ano, estão previstas outras três reuniões.