Com a experiência de duas safras na expedição do Projeto Soja Brasil, o consultor técnico Áureo Lantmann abriu o ciclo de palestras do evento. Lantmann, que já foi pesquisador da Embrapa Soja, explicou o que ele viu e acha necessário melhorar nas lavouras de soja. Ele citou também que, em um país tão grande, os problemas na produção se tornam inúmeros, tanto em questões como clima e solo quanto a incidência de pragas.
A Carreta do Canal Rural é um diferencial nesta edição do Soja Brasil. Assim, é possível concentrar vários assuntos e diversos especialistas nos locais por onde a caravana passa. Em Cristalina, um dos temas que mais interessou aos produtores estava relacionado a questões ambientais. Isso porque os produtores da região trabalham muito com sistemas de irrigação nas lavouras, inclusive é a maior área irrigada da América do Sul, 52 mil hectares. O uso da água acaba gerando muitas dúvidas.
O presidente do Sindicato Rural de Cristalina, Alécio Maróstica, afirmou o quanto foi importante a discussão ambiental neste momento. Segundo ele, muito agricultor está com dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que foi tema de uma das apresentações. Maróstica afirmou que o encontro foi de suma importância para tratar dos gargalos de produtivos da região.
A palestra sobre o CAR prendeu a atenção dos produtores. Jordana Gabriel Sara é consultora de meio ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg) e foi uma das mais requisitadas nos intervalos entre as palestras. Ela explicou sobre a lei 12.651/2012, o chamado Código Florestal, e como cumprir a exigência da recente legislação.
Na Carreta do Canal Rural, os produtores tiraram dúvidas também sobre legislação trabalhista, seguro rural e manejo de pragas. Nesta quarta, dia 20, a caravana do Soja Brasil estaciona no Sindicato Rural de Joviânia, na região sul de Goiás.
Assista a reportagem completa: