Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Panamazônia apresenta primeiros resultados

Projeto revela evolução da ocupação das terras no Mato GrossoO Panamazônia, projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que mapeia os biomas Floresta e Cerrado no Estado de Mato Grosso, já tem seus primeiros resultados, revelando a evolução da ocupação das terras em São José do Xingu, Colniza, Água Boa e Reserva do Cabaçal.

O projeto tem o objetivo de classificar as condições dos biomas em fragmentos florestais, desflorestamento e rebrotas, entre outras categorias. O mapeamento está sendo estendido para todos os municípios mato-grossenses, a fim de gerar informações que possam ser utilizadas pelos gestores locais.

As mudanças na cobertura vegetal se revelam no estudo dos mapas feitos a partir de imagens de satélites obtidas entre 1973 e 1980 por satélites Landsat. Os dados foram complementados com mosaicos compostos por imagens captadas entre 1990 e 2000. As imagens mais recentes, de 2009, foram obtidas pelos satélites Terra e Aqua.

O processamento e todo o trabalho para a visualização e interpretação das imagens foram realizados com o software Spring. Ao estudo das imagens se somam os resultados obtidos durante verificações em campo.

Por apresentar desflorestamentos e rebrotas em diferentes níveis, foram selecionados para a verificação em campo os municípios de São José do Xingu e Colniza ? situados no bioma Floresta ? e Água Boa e Reserva do Cabaçal ? em áreas classificadas como Cerrado. Em São José do Xingu e Água Boa há grandes áreas desmatadas, enquanto que em Colniza e Reserva do Cabaçal a vegetação está mais preservada.

Os resultados da pesquisa estão disponíveis no site da Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe.

Sair da versão mobile