A colheita da soja já terminou no país, pelo menos nos grandes estados produtores e, os números finais de produção ainda estão sendo apurados. A própria Companhia Nacional de Abastecimento, (Conab) soltou recentemente seu 9º levantamento de um total de 12, estimando uma colheita de 114,8 milhões de toneladas. Já a consultoria Safras & Mercado prevê um montante bem maior, de 118,2 milhões de toneladas.
Se considerar os dados da consultoria, o resultado atual representa uma redução de 2,9% sobre a safra da temporada anterior, que ficou em 121,8 milhões de toneladas segundo a Safras & Mercado, pois para a Conab a produção de 2017/2018 foi de 119 milhões de toneladas.
Segundo o analista Luiz Fernando Gutierrez, a consultoria fez ajustes finos em áreas e produtividades desde o último relatório. O levantamento indica que a produtividade média deverá passar de 3.464 quilos por hectare para 3.270 quilos.
Algumas áreas até recuaram um pouco frente à estimativa anterior, mas as produtividades compensaram. Com isso o destaque positivo ficou com o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que colheram produtividades recordes.
“Os destaques negativos consolidados ficaram com o Paraná e o Mato Grosso do Sul, que sofreram fortes perdas produtivas devido ao clima irregular registrado ao final de 2018 e início de 2019 em grande parte de suas lavouras”, completa o analista.