Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Para conter pragas, produtores de três Estados ficarão 30 dias sem plantar feijão

Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais farão vazio sanitário em 14 mil hectares de áreaEntre os dias 20 de setembro a 20 de outubro, os produtores de feijão do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais não poderão realizar o plantio graças ao período do vazio sanitário, cujo objetivo é conter as pragas que atacam as lavouras, como o mosaico dourado, provocado pela mosca branca.

• Leia mais notícias de feijão

Para impedir a repetição da doença, o governo do Distrito Federal estimulou um novo vazio sanitário nos 14 mil hectares de área. A decisão também vale para os produtores de Goiás e Minas Gerais.

A chefe da secretária de Defesa Vegetal do Distrito Federal, Lara Line de Souza, conta que a decisão do vazio sanitário surgiu após discussão entre representantes de Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal para atender uma determinação da Embrapa.

Das 3,5 toneladas de feijão estimadas para a safra quase 600 vão ser produzidas em Minas Gerais, 260 em Goiás e 44 no Distrito Federal. Para os produtores não é um problema ficar um mês sem plantar. Se na safra passada as perdas chegaram a 60% da safra, agora a marca está em 2%.

No ano passado a secretária da Agricultura do Distrito Federal notificou 15 produtores e atuou 3, entre 640 agricultores da região. A multa foi de R$ 15 mil.

• Vazio sanitário: saiba quais Estados adotam medida e os períodos estabelecidos em cada região

Sair da versão mobile